-
Arquitetos: Gensler
- Área: 17550 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Matthew Neimann, Gensler/Ryan Conway
-
Fabricantes: Central Texas Metal Roofing Supply, Freedom Solar Panel, Rosboro, Trespa, Vitro®
Descrição enviada pela equipe de projeto. Fifth + Tillery traz nova vida a uma edificação pós-industrial em Austin, EUA, onde um grande armazém é reinventado como um vibrante edifício de escritórios criativos. Marcando a transição do bairro exuberante para o distrito industrial, o projeto se inspira em seus arredores contrastantes. A estrutura de madeira híbrida revestida expressa uma estética utilitária e natural, misturando-se serenamente em ambos os distritos.
Focado na sustentabilidade e no bem-estar, o Fifth + Tillery transforma um edifício de escritórios tradicional e convida a comunidade a entrar. Os elevadores se abrem diretamente para o exterior, enquanto uma grande escada social incentiva os visitantes a explorar o edifício.
Como o Texas é muito quente no verão e permanece quente a maior parte do ano, era fundamental fornecer um ambiente confortável ao ar livre durante todas as estações. A chave para isso é fornecer sombra e resfriamento passivo através dos espaços ao ar livre. Um bosque de sicômoros mexicanos fornece sombra à praça de entrada, com ciprestes adicionais espalhados por todo o pátio. Acima, uma matriz fotovoltaica escalonada funciona como uma estrutura de sombra, fornecendo cobertura tanto para a praça quanto para os terraços do terceiro andar. Os painéis solares se estendem pela grande área do telhado, gerando energia suficiente para compensar quase completamente o uso de energia do edifício no verão.
A praça de entrada convida os visitantes para um pátio profundo que atravessa o edifício. O pátio serve como um corredor de serviços, ao mesmo tempo em que atua para melhorar a insolação e a ventilação, serve como infraestrutura para as águas pluviais. Uma fonte que começa no extremo norte do pátio alimenta um canal contínuo que corre para o sul através do pátio e termina em outra fonte na frente da praça de entrada. O canal flutua acima de um jardim de chuva que ajuda a mitigar os fluxos das águas pluviais e também serve como resfriamento passivo para o pátio. O estado do Texas possui rígidas regulamentações de saneamento durante os meses mais quentes, de modo que a água da chuva é utilizada para abastecer os recursos hídricos e a irrigação da paisagem.
Criar um pátio tem como desafio a necessidade de projetar uma grande estrutura para envolvê-lo. Era importante que o envoltório apresentasse um bom desempenho térmico e fosse econômico. Aberturas perfuradas simples foram utilizadas em fachadas com alta exposição solar para equilibrar o ganho de calor e a iluminação natural, enquanto janelas contínuas foram utilizadas onde havia sombreamento e vistas ao jardim. O revestimento de metal simples foi adquirido de um fornecedor local e instalado como um sistema de proteção contra chuva.
A paleta foi mantida intencionalmente utilitária e natural, com um sistema estrutural de madeira híbrida trazendo o aconchego e a beleza em todo o volume. Essa paleta simples cria um cenário sereno para o paisagismo, proporcionando vistas da vegetação desde todos os espaços em um local que antes era quase todo coberto por uma estrutura impermeável. A integração perfeita com a natureza atrai os usuários para os espaços comuns, criando um ambiente social dinâmico que incentiva conexões casuais e colaboração espontânea.